Sentimentos Bloqueados, Vida Bloqueada

Sentimentos Bloqueados, Vida Bloqueada

André Lima – abril/2010
www.eftbr.com.br

IMPORTANTE: Você pode copiar, replicar, divulgar e imprimir o conteúdo desta página desde que os links, autores, tradutores, contatos, endereços e websites sejam mantidos.
.

Olá Pessoal,

Muitas pessoas comentam que estão “bloqueadas” emocionalmente, ou que sua vida está “bloqueada”. Neste artigo vou explorar esse tema, as consequências dos bloqueios, o que são esses bloqueios, e o que ocorre quando os limpamos com a EFT. Depois do meu texto,você verá o depoimento de Fernanda, que recebeu várias sessões de EFT. Ela relata um pouco dos efeitos que esses “desbloqueios” provocaram em sua vida.

Você entenderá melhor esse texto se já tiver lido o manual da EFT (você pode fazer o download aqui).

Vamos ao artigo:

O que significa estar “bloqueado(a)”? Todos nós temos bloqueios emocionais. Quanto maior a quantidade e a intensidade deles, mais sentiremos reflexos negativos na nossa vida. Emoções bloqueadas são sentimentos que guardamos de fatos passados.

As experiências negativas vão deixando pequenas ou grandes “restos” emocionais. O que seria isso? São emoções que ficam presas a situações passadas. Existem emoções presas que são facilmente identificáveis. Por exemplo. É só você parar agora e começar a relembrar fatos desagradáveis do passado. Qualquer pessoa consegue lembrar de fatos que ainda causam desconforto emocional. A simples lembrança de algum evento vivido pode trazer a tona, no presente momento, sentimentos de tristeza, medo, raiva, mágoa, frustração, culpa, ressentimento…São fatos que ficaram no passado, mas que ainda tem emoções negativas associadas. Isso quer dizer que o sentimento não se dissolveu completamente, que você ainda carrega dentro de si, emoções de fatos vividos há uma semana atrás ou mesmo há 30 anos atrás.

É um “lixo” emocional que vai sendo acumulado, experiência após experiência, ano após ano. Não estou falando apenas de grandes eventos intensos. Pequenos eventos também podem acumular lixo emocional: criticas, discussões, perda de um emprego há 10 anos, pequenas humilhações sofridas na escola na infância, experiências de fracasso…

Além desses bloqueios que qualquer um pode identificar facilmente, existem inúmeros outros que não lembramos, nem temos consciência, mas que estão lá dentro de nós mesmo assim.

O Ideal seria que a gente conseguisse lembrar de tudo o que nos aconteceu, sem o mínimo de sofrimento, sentindo 100% de paz interior, mesmo relembrando os eventos que foram os mais intensos.

Nossas ações no presente são fortemente influenciadas por esse lixo emocional guardado. Fazemos várias coisas que racionalmente não fazem sentido, por que estamos cheios dessa carga emocional oculta que dirige nossos pensamentos e ações. Todas as áreas da nossa vida sofrem influencia: a quantidade e qualidade da nossa alimentação, a qualidade dos nossos relacionamentos, o quanto ganhamos e etc…

A emoção presa, se manifesta na forma de bloqueios energéticos nos meridianos de acupuntura. A EFT é bastante eficaz para limpar esses bloqueios, o que automaticamente limpa também as emoções presas. Quando fazemos essa faxina emocional, vamos nos tornando mais felizes, conseguimos enxergar melhor nosso caminho na vida, ficamos mais seguros, confiantes e com melhor saúde física também.

Sentimentos negativos bloqueados causam preguiça, irritação, obesidade, ansiedade, depressão, autoestima baixa, doenças físicas, dificuldades de relacionamento, dificuldades na profissão e todo tipo de problema que você possa imaginar. A maioria das pessoas não tem a mínima consciência disso. Elas simplesmente sentem de um jeito, muitas vezes nem sabem que esse “jeito” poderia ser melhor. Acham que a vida está do jeito que está por conta de má sorte, acaso, destino e etc…

Quando limpamos as emoções guardadas com a EFT, muita coisa muda. Fiz um trabalho de 13 sessões com Fernanda. Ela escreveu um texto relatando o que mudou através desse trabalho. O que fizemos durante as sessões foi apenas descobrir e limpar inúmeros sentimentos negativos guardados… o que aconteceu: emagrecimento, descoberta do caminho profissional, bem estar no dia a dia e mais… Vocês podem ler a seguir, em um texto escrito pela própria Fernanda:

“Em busca…

Desde que me conheço por gente formei um pensamento de que só seria feliz se alguma coisa acontecesse.

E minha vida foi toda feita em cima disso. A cada dia que passava, só seria feliz se meus pais voltassem a viver juntos, só seria feliz se eu namorasse (encontrasse um amor verdadeiro), só seria feliz saindo hoje à noite, só seria feliz se eu fosse chamada para tal emprego, se eu fizesse tal curso. Acreditava que acontecendo aquilo que imaginava, minha vida iria mudar completamente, que eu iria ser feliz para sempre…

Quando parava para pensar percebia que eu já havia realizado algumas coisas que eu acreditava encontrar a felicidade. Mas eu estava feliz? Não! Minha vida continuava da mesma forma. Então, formulava outros objetivos, acreditava que “Agora sim! Esses vão me fazer feliz!”. Concretizava-os e minha vida continuava da mesma forma…

Por gastar muita energia ao planejar meu futuro para a felicidade e ocorrer diversas frustrações, fiquei no tédio.

Demorei para perceber isso, só sabia que era muito ruim. Havia diversas tarefas para serem feitas (arrumar a casa e fazer trabalhos do colégio, que eram muitos), mas eu não sentia vontade de fazer nada, absolutamente nada! Ficava vendo televisão e acompanhava todas as programações à tarde da Globo, depois que chegava do colégio: Vídeo Show, Vídeo Game, Vale a Pena Ver de Novo, Sessão da Tarde e Malhação!

UFA! Acredita que até isso era um tédio? Mas por incrível que pareça, era o menor tédio de todos, quando não decidia dormir. Somado a isso tudo, minha mãe ainda ficava falando para mim que eu só iria encontrar a felicidade depois que a achasse dentro de mim, que tudo seria maravilhoso quando eu me aceitasse e me amasse. Para mim o que ela falava era patético, pois ela mesma estava no tédio (não sei se ela nomearia dessa forma o que sentia). Como ela poderia dar uma lição para o outro se nem ela sabia o que estava dizendo? Ou se sabia, por que não colocar em prática?

Amadureci um pouquinho, saí do papel da adolescente revoltada, mas revoltada com o que? Comigo mesma?

Minha mãe me falava que eu estava fora da realidade, que meu comportamento estava absurdo, e que só eu não percebia isso. Sempre discutia com ela. De chegar ao ponto de todos os movimentos dela me incomodarem profundamente.

Na hora eu negava. Retrucava com ela que não era verdade. Mas depois… Eu ficava me perguntando se o que ela dizia fazia sentido. Será que só eu que não percebo? Aquilo ia me incomodando.

Ela às vezes me rotulava e esse rótulo ia se tornando verdade dentro de mim, fazendo com que eu mesma acreditasse, pois no fundo, era a minha mãe quem estava falando tudo àquilo de mim.

Pode não parecer, mas tudo foi me limitando, fui ficando atada. Eu não gostava dessa situação onde me encontrava, mas também não sabia como sair.

Fiz terapia de EFT pelo Skype durante uns 3 meses com André Lima. Confesso que não sabia o que eu estava fazendo, nem a eficiência da terapia. Ele foi uma pessoa maravilhosa, respeitou minhas “bobeiras”, me passou segurança. Emagreci 9 quilos simplesmente me aceitando. Se me perguntasse o que me incomodava eu não iria me lembrar com clareza do tédio, da busca da felicidade… Era tudo tão forte e tão natural, mas ao mesmo tempo tão escondido de mim.

A princípio comecei a terapia por causa de alguns sintomas físicos. Quando me dei conta, esses sintomas físicos trouxeram à tona muitas coisas do passado, dificuldades com minha infância e muitas barreiras que criei, que me faziam travar.

Trabalhava em ótica para ganhar meu dinheiro e para pagar meus cursos, mas não havia tempo para mim, era comércio. Sempre quis ingressar na área da saúde, de terapias, mas como?

Saí da ótica depois de tanto me “torturar” com pensamentos. Logo em seguida soube que o André iria ministrar curso de EFT aqui no Rio de Janeiro. Com essa ferramenta maravilhosa tomei coragem para por em prática meu trabalho. Já havia feito curso de REIKI I, II e III. Então, aluguei uma sala onde aplico REIKI e EFT.

Vou iniciar o curso de massoterapia e ano que vem farei minha tão sonhada faculdade de Fisioterapia. Graças ao EFT e ao REIKI, me aplicando com freqüência, consegui eliminar bloqueios que pude ficar mais segura e mais empolgada por me sintonizar e estar realizando o que gosto.

Posso agora dizer que encontrei a felicidade! Não tenho a fórmula ou o segredo, apenas “lavei as roupas sujas comigo mesma”, me sinto bem, percebo que meus pais separados é a melhor coisa do mundo, que ficar em casa é magnífico e sempre tem algo para fazer e tudo o que faço é com prazer, escuto tudo ao meu redor, mas tenho minha opinião, estou menos vulnerável.

Há alguns que digam que isso é apenas uma fase. Posso dizer que sim! Que é uma fase maravilhosa! E vamos ver se é uma fase. Estamos na vida para nos arriscar. E sempre que eu “desviar” dos meus objetivos, desses meus sentimentos positivos, utilizarei minhas técnicas, pois elas me tiraram de um fundo escuro e podem me manter na Luz e no Amor Incondicional.”

Fernanda Parreira dos Santos,
Terapeuta de EFT e REIKI
Contatos: (21) 8665-8245 / (21) 2453-6952

8 Comments:

  1. na realidade quando não e a mente bloqueda mas forças externas que a bloqueiam como seja magias artes ocultas ou ate sistemas de bloqueios mentais, havera alem do pemsamento positivo maneira de contornar estes “implantes” sabendo que existem pessoas com o seu pensamento malevolo destroem lares como podemos desbloquera tais atitudes.

    • Oi Fernando. Houve um tempo em que eu também acreditava que poderia haver “forças externas”, mas depois de muito estudar, e muito pensar com “meus botões” cheguei a conclusão que não existe o “lá fora”, não existem forças ocultas ou poderes malignos, tudo está dentro de você. “Como você pensa, assim você é”, já dizia a Bíblia. Essa é a mudança mais importante e a mais difícil também de se fazer. Enquanto você acreditar que há algo fora de você que te controla, que tem poder sobre você, não há nada que você possa fazer, você é apenas um refém, uma vítima. Quando você perceber que tudo está dentro de você, você terá o controle de sua vida, você será o senhor de seu destino. Quando você muda dentro, o mundo ao seu redor se transforma, sou prova disso. Em sua vida só acontece o que você permite. É algo pra se pensar profundamente. Que tipo de pensamentos você tem ao longo do dia? São esses pensamentos que se transformam em sua realidade. Leia o artigo “Sobre o que você pensa a maior parte do seu dia?” na página “Artigos” e pense a respeito. Obrigada por seu comentário, espero ter ajudado. Te desejo tudo de bom.

  2. a cahmada luz do centro do universo onde esta o inicio de toda a força pode ser alcançada porem como chegar a essa luz que remove a penumbra que rodeia os seres humanos de baixa indule, pessoas que apenas pensam em destruir outros ou que simplesmente localizam uma vitima e assim disferem os seus golpes mortais

    • Sobre você não recairá mal algum, a não ser aquele que você mesmo permitir. A única maneira de encontrar a “luz” que você procura é trabalhar em si mesmo. A melhor forma de melhorar o mundo que te rodeia é olhar para dentro de si. Quando você muda seu interior o mudo ao seu redor se transforma. Se há esse tipo de pessoa em sua vida é porque você os atraiu, muitas vezes por padrões de pensamentos/comportamentos inconscientes. A sua realidade é apenas uma resposta à frequência dos seus pensamentos. Então, o que você anda pensando/sentindo?

  3. olá, tudo bem? gostaria esquecer para sempre as trições do meu marido
    mas sempre volto a pensar e sofrer novamente, como fazer? que frase da EFT devo usar?

    • Oi Dulci,

      A EFT pode com certeza ajudar nisso. Você não vai “apagar” da sua memória essas lembranças, mas com EFT você tirar a carga emocional que está associada a essas lembranças. Enão você vai continuar lembrando do que aconteceu, mas essas lembranças já não te afetarão mais.

      Peque cada pensamento, cada sensação, cada lembrança e transforme numa frase de EFT. Vamos a um exemplo:

      “Apesar de odiar lembrar as traições o meu marido eu me amo e me aceito completa e profundamente”.
      (Repita 3 vezes batendo no ponto karatê)

      “As traições do meu marido”.
      (Use com frase lembrete enquanto bate em cada um dos pontos de EFT, faça várias rodadas)

      Enquanto vai fazendo as rodadas vá percebendo tudo o que for surgindo: lembranças, fatos, emoções, pensamentos, sensações, e pegue cada um desses e transforme em declaraçoes de EFT como o que foi feito acima, ou mesmo se você apenas ficar pensando ou sentindo e ir dando as batidinhas, já vai melhorar.

      Algumas outras frases que podem ajudar:

      “Apesar de sofrer tanto com a lembrança dessas traições, eu me amo e me aceito completa e profundamente”.

      “Apesar de odiar meu marido pelo que ele me fez sofrer, eu me amo e me aceito completa e profundamente”.

      “Apesar de sofrer tanto com essas lembranças, eu me amo e me aceito completa e profundamente”.

      “Apesar de achar que eu não merecia o que meu marido fez comigo, eu me amo e me aceito completa e profundamente”.

      “Mesmo achando que foi muita ingratidão de meu marido ter me traído, eu me amo e me aceito completa e profundamente”.

      Registre tudo o que você puder em relação a esses sentimenos e transforme em declarações de EFT, quanto mais você fizer, mais fácil vai ficando e você vai se livrando dessa carga emocional. Seja livre, leve e feliz! Você merece!

      Abçs,

      Deise Viegas

  4. jair da silva nascimento

    muito bom mesmo

  5. Deise Viegas, muito esclarecedores os artigos de seu site.

    Beijos

    Wagner

Comentários estão fechados