Script para Ansiedade

Fonte: EFT Summit 2009-07-06
Tradução: Deise Viegas – julho/2009
Site: www.menteilimitada.com

  1. Identifique o problema que você quer focar. Pode ser ansiedade generalizada, ou pode também ser uma situação específica ou um assunto que te provoque ansiedade.
  2. Pense sobre o problema ou situação. Como você se sente sobre isso agora? Classifique o nível de intensidade de sua ansiedade de zero a dez: zero significa nenhuma ansiedade e dez o máximo de ansiedade que você pode sentir.
  3. Componha sua declaração inicial. Sua declaração inicial deve confirmar o problema com o qual você quer trabalhar, então siga-a com uma afirmação incondicional de si mesmo como uma pessoa.
  4. “Mesmo que eu sinta esta ansiedade, eu me amo e me aceito profunda e completamente”

    ou “Mesmo sentindo esta ansiedade…”

    ou “Embora eu sinta esta ansiedade…”

    ou “Ainda que eu sinta esta ansiedade…”

    Outros exemplos:

    “Embora eu esteja ansioso sobre minha entrevista, eu me amo e me aceito completa e profundamente.

    “Mesmo sentindo esta ansiedade sobre minha situação financeira, eu me amo e me aceito completamente.”

    “Mesmo me sentindo em pânico quando penso sobre _________, eu me amo e me aceito completa e profundamente”.

    “Embora eu esteja preocupado em como abordar meu chefe, eu me amo e me aceito completa e profundamente”.

    “Mesmo estando com problemas para respirar, eu me amo e me aceito completa e profundamente”.

  5. Faça a frase inicial com as batidas.
  6. Com 4 dedos de uma mão, bata no ponto Karatê da outra mão. O ponto Karatê fica no meio da lateral da palma da mão, conforme a figura abaixo:

    Repita a declaração inicial 3 vezes em voz alta, enquanto bate no ponto karatê. Agora respire fundo!

  7. Fique pronto para iniciar as rodadas! Aqui estão algumas dicas para ajudar você a realizar a técnica de maneira correta:
    1. Você deve usar uma pressão firme porém gentil, como se você estivesse tamborilando na mesa ou testando se um melão está maduro.
    2. Você pode usar todos os 4 dedos, ou apenas 2 . Os 4 dedos são usados geralmente no topo da cabeça, na clavícula, sob o braço… e áreas mais extensas. Em áreas sensíveis, como ao redor dos olhos, você pode usar apenas 2 dedos.
    3. Bata com a ponta dos dedos, não com as unhas. O som será suave e aveludado.
    4. A ordem das batidas começa de cima e vai descendo. Você pode terminar retornando para o topo da cabeça, para completar a rodada.
    5. Você pode fazer de qualquer lado, e mesmo trocando os lados no meio da rodada, como for mais confortável para você. Não há qualquer problema se você pular algum ponto, se trocar as mãos no meio da rodada ou trocar os lados, a energia do nosso corpo é extremamente inteligente e a intenção é o que mais conta, então não fique se preocupando demais com a questão de estar fazendo certo ou errado, se pode haver algum problema se você esquecer algum ponto ou mudar de lado, concentre-se na questão em que você está trabalhando.
  8. Agora, bata 5 a 7 vezes em cada um dos pontos na seguinte seqüência:
    1. Cabeça (algumas pessoas deixam este ponto por último). No topo e centro da cabeça. Bata com todos os 4 dedos de qualquer uma das mãos.
    2. Sobrancelha. A extremidade interna das sobrancelhas, próximo ao alto do nariz. Use 2 dedos.
    3. Lado do olho. A região dura entre o olho e a têmpora. Use 2 dedos. Sinta está área delicadamente para você não furar seu próprio olho!
    4. Sob o olho. A região dura sob o olho, onde se junta com a bochecha. Use 2 dedos numa linha direta com a pupila.
    5. Sob o nariz. O ponto centralizado entre a parte de baixo do nariz e o lábio superior. Use 2 dedos.
    6. Queixo. Este ponto acompanha simetricamente o anterior, e é centralizado entre o lábio inferior e o queixo.
    7. Clavícula. Bata logo abaixo da parte dura de sua clavícula, ao lado daquele “U” no centro do peito, use os 4 dedos.
    8. Sob o braço. Na lateral do seu corpo, uns 10 centímetros abaixo da axila. Use os 4 dedos.
    9. Embaixo do mamilo. Alguns centímetros abaixo do mamilo, nas mulheres seria onde fica a base do sutiã na direção do mamilo. (Nem todos utilizam este ponto).
    10. Cabeça. Volte onde você começou para completar a seqüência.
      • Enquanto você bate em cada ponto, repita uma frase lembrete simples, tal como “minha ansiedade”, ou “essa ansiedade”, ou “minha entrevista” ou “minha situação financeira”. Bata firmemente com os dois primeiros dedos em cada mão.
      • Agora respire fundo novamente!
  9. Agora que você completou a seqüência, foque em seu problema novamente. Qual a intensidade da ansiedade agora em comparação com alguns minutos atrás? Dê uma nota na mesma escala numérica.
  10. Se sua ansiedade ainda está maior que “2”, você pode fazer outra rodada de batidinhas (tapping). Continue fazendo as rodadas até que a ansiedade tenha acabado. Você pode mudar sua declaração inicial para levar em conta seus esforços em resolver o problema, e seu desejo de continuar a progredir. “Embora eu ainda sinta um pouco de ansiedade, eu me amo e me aceito completa e profundamente”. “Mesmo que eu ainda esteja um pouco preocupado com esta entrevista, eu me amo e me aceito completa e profundamente”. E assim por diante.
  11. Agora que você focou em dissipar sua ansiedade imediata, você pode trabalhar na instalação de alguns sentimentos positivos no lugar da ansiedade.
    • Nota: Esta é uma abordagem diferente do “pensamento positivo” tradicional. Você não está sendo desonesto consigo mesmo. Você não está tentando ocultar o stress e a ansiedade dentro de você com um verniz de afirmações não-sinceras. Ao contrário, você está confrontando e lidando com a ansiedade e os sentimentos negativos, oferecendo aceitação profunda e completa de seus sentimentos e de si mesmo. Agora, você está voltando seus pensamentos e vibrações para o poderoso e o positivo. Isto é o que faz a EFT tão mais eficaz que as técnicas de “pensamento positivo”que muitos de vocês já tentaram. Não é um truque mental, ao invés disso, você está usando estas frases positivas e as batidas EFT para se sintonizar na verdadeira energia de positividade, afirmação, e contentamento que está implícito dentro de você. Na verdade, você está mudando a energia de seu corpo para um fluxo mais positivo, uma vibração mais positiva.

Aqui estão alguns exemplos de frases para guiar você:

  • “Tenho fé em minha habilidade de mudar”.
  • “Estou feliz com estas mudanças positivas”.
  • “Estou me sentindo muito realizado”.
  • “Aprecio a calma e a paz que tenho”.
  • “Eu amo a pessoa que sou”.
  • “Estou me tornando uma pessoa mais relaxada e feliz”.

Você pode usar estas frases positivas com os mesmos pontos de EFT e sequências descritas acima. Você pode usar uma só frase em cada rodada, ou uma frase diferente em cada ponto. Tente sentir o que te faz sentir melhor e encontre seu próprio jeito de usar a EFT.

Parabéns! Você completou a seqüência de EFT. Continue experimentando.

Um Comentário:

  1. Gostei muito!

Comentários estão fechados